Fotógrafo de Parede
Obras de pintores famosos disputam espaço em apartamentos, casas e escritórios com fotos que se equivalem em valores
Em um dos pregões da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, realizado há uns anos atrás, uma fotografia de um artista brasileiro foi arrematada por R$ 50mil reais. Foi a primeira vez que um leilão de arte vendeu uma fotografia.
Embora ao longo do século 20 artistas do meio fotográfico tenham se esforçado para elevar o status da fotografia, o posto só foi conquistado na última década. No Brasil, colocar fotos na parede para decorar é uma mania recente. Pagar preços equivalentes aos quadros pintados por artistas de prestígio é um fenômeno mais novo ainda. A valorização fotografia como linguagem artística começou talvez há uns poucos anos atrás. As pessoas hoje gostam de conviver com a fotografia, ocupando importantes espaços na sociedade.
Empresários também passaram a investir em fotografia, pois o custo é acessível e cai bem em qualquer ambiente. Fotos usadas por arquitetos e decoradores para decorar ambientes requintados tem tiragem limitada e dependendo do artista, às mesmas são numeradas e assinadas.
A fotografia nunca foi tão arte e tão presente na vida das pessoas.